___________________________________

Responsável: Prof. Esp. Paulo Henrique Botter Ribas
http://lattes.cnpq.br/0313903423542632
___________________________________

HISTÓRICO

A equipe de Basquete de Quadra e Rua iniciou suas atividades no ano de 2009 no Educandário São José em Santo Anastácio, interior de S.P, com poucos recursos e participantes, mas com muita vontade de divulgar a modalidade esportiva.
Com o passar do tempo alguns adolescentes procuraram o projeto para participar e aprender, mas não se adaptaram à modalidade, mesmo assim a vontade de continuar manteve-se e 3 participantes manteram-se fiéis aos treinamentos. No ano de 2010 após procurar parceiros e patrocinadores algumas melhoras aconteceram, a proposta da equipe de Basquete de Quadra e Rua entrou dentro do projeto com o título de “Treinamento em basquetebol”, nesse mesmo período recebeu o apoio da Prefeitura Municipal com o Programa Atleta do Futuro (PAF). Foi disponibilizado o ginásio municipal, bolas de basquete e cones para melhorar os treinamentos. Foi nesse período que a equipe aumentou de 3 participantes para 40.
No ano de 2011 com melhor estrutura o projeto se tornou uma oficina, a “ABC do Basquete”. Foi firmado uma parceria com a empresa “Augusto Construções”, que patrocinou 20 uniformes e bolas de basquete, uma amiga solidária da Itália patrocinou coletes e bolas e o PAF entregou bolas e materiais esportivos.
Em 2012 foi um excelente ano pois o que mais prevaleceu foram os treinamentos para participação em campeonatos, amistosos, eventos e participações em festivais, levando sempre a nossa da prática saudável e esportiva com o respeito, educação e humildade.

Agora no início de 2013 alguns problemas foram encontrados, isso pelo envolvimento da política esportiva do município, que demorou um pouco para encaixar e se envolver com o grupo de basquete, após a organização da política esportiva tudo se resolveu, e em Março as atividades iniciaram normalmente, dessa forma o resultado foi muito positivo, pois até o presente momento o apoio municipal e particular vem atendendo as necessidades do grupo.

No segundo semestre de 2013 a parceria, apoio e o envolvimento desse grupo de basquete ficou mais forte, a prefeitura municipal deu um forte incentivo e o grupo começou a contar com o apoio direto do Centro de Referência e Assistência Social, assim fortalecendo o grupo e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento social, cultural e esportivo dessas crianças e adolescentes.

Iniciamos 2014, com muita festa, alegria e compromisso. Nossos objetivos continuam o mesmo, e agora com mais força e apoio, sendo diretamente da Prefeitura Municipal ( PAF – Programa Atleta do Futuro Secretaria de Esportes e CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social). Acreditamos que esse ano sera muito positivo, teremos participação principalmente em eventos, campeonatos e interações.

2015 – Infelizmente começamos nosso ano de 2015 com uma politica local talvez “desorganizada”, foram 2 meses de  espera, após esse dois meses (JAN\FEV) começou as manifestações por parte da sociedade, alunos e responsáveis e câmara de vereadores, assim criando uma pressão sobre a politica local para retomar as atividades de basquete. No dia 16 de março foi criado um contrato com a prefeitura de 2 meses, para que na sequencia seja refeito outro contrato até dezembro, ((( Contrato que sendo feito ou não o grupo será mantido de forma “PROJETO\VOLUNTÁRIO))). Foi feito um pregão para que os trabalhos continuassem, dessa forma ganhamos esse pregão e teremos um trabalho direto com a Prefeitura Municipal de forma direta até junho de 2016.

Com esses contratempos o grupo sofreu um pouco, pois foram perdidas algumas inscrições de eventos e festivas, outro ponto foi a evasão de alguns alunos. Com isso foi tomado como providencias, retomar as categorias de base (atividades de basquete em projetos sociais), assim suprindo a evasão de alguns alunos que provavelmente voltarão para o grupo.

Sendo assim, o grupo de Basquete fica com o objeto para o ano de 2015 a “reestrutura de grupo e o fortalecimento” para em 2016 retomar a participação efetiva em festivais, eventos e campeonatos que foram realizadas em 2012\13\14.

No ano de 2016 nosso Brasil sofreu uma crise política que afetou muitas prefeituras, desse modo em 2016 foi mantido o Projeto pela Prefeitura junto ao (CRAS e ESPORTE), assim ficando com o objetivo de participação em evento, campeonatos e festivais de maneira superficial referente a crise nacional.

2017 – Estamos iniciando mais um ano e apesar da crise nacional o Basquete SA realizou seu congresso técnico, para esse ano nosso grupo conta com apoio direto de amigos do Basquete, são pessoas que acreditam no projeto realizado, a Prefeitura é o ponto chave, o CRAS regulamenta toda participação oficial do Basquete SA que esse ano vem para participação em eventos, festivais e campeonatos.

OBJETIVO GERAL

Propiciar às crianças e adolescentes a prática da modalidade esportiva Basquete de Quadra e Rua de maneira consciente e saudável de modo a contribuir com o desenvolvimento humano.

 OBJETIVO ESPECIFICO

  • Favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, autônomo e motor;
  • Propiciar meios que favoreçam o desenvolvimento e convívio social;
  • Reconhecimento de suas habilidades e potencialidades;
  • Crianças e adolescentes conscientes sobre diferenças na sociedade;
  • Consciência sobre a melhoria da qualidade de vida;
  • Resposta positiva sobre o desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes participantes;
  • Conhecimento sobre a modalidade esportiva Basquete de Quadra e Rua.

 

Anúncios

Sobre

Site voltado ao grupo de crianças e adolescentes de Santo Anastácio S.P que formam a equipe de Basquete de Rua e Quadra.

"Educar para qualidade de vida."

Parceiros


PAF – Programa Atleta do Futuro CRAS - Centro de Referência e Assistência Social - http://www.santoanastacio.sp.gov.br

Gostaria de ajudar?

Se você tem interesse em ajudar nossa equipe, de qualquer forma, deixe um comentário com seu e-mail e/ou telefone e entraremos em contato. Agradecemos muito!

%d blogueiros gostam disto: